Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pasta Colgate contém substância cancerígena

As autoridades estão preocupadas com os possíveis efeitos nocivos da pasta da gama Colgate Total

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/pasta-colgate-contem-substancia-cancerige
As autoridades estão preocupadas com os possíveis efeitos nocivos da pasta da gama Colgate Total

Relatório de autoridade de saúde norte-americana alerta para químico na composição da conhecida pasta de dentes. A Colgate responde que não vê razão para alterar fórmula. 

A pasta de dentes Colgate Total contém triclosan, um químico que elimina bactérias e que foi associado ao aparecimento de cancro.

A Administração de Alimentação e Medicamentos norte-americana (FDA - Food and Drug Administration) aprovou a pasta em 1997, apesar de já na altura mostrar alguma preocupação quanto ao facto desta conter triclosan. O relatório só foi tornado público no início de 2014.

Colgate Portugal não reage

O Correio da Manhã contatou ontem (terça-feira) o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) e a Colgate-Palmolive Portugal, pedindo uma reação a ambas. O Infarmed disse ontem desconhecer esta informação, remetendo explicações para mais tarde (o que veio a acontecer hoje, às 15h50, depois da publicação desta notícia). Já a Colgate Portugal garantiu que iria emitir um comunicado sobre o assunto, o que não aconteceu até à hora da publicação desta notícia.

O site Blomberg News recorda que, nos últimos anos, vários testes realizados em animais mostraram que esta substância, o triclosan, provoca problemas nos ossos, assim como diminuição da fertilidade. Agora que tiveram acesso ao relatório do FDA, cientistas e especialistas da área da saúde contestam a segurança da pasta para uso humano.

Colgate não vê razão para alterar a fómula

A mesma fonte avança que a Colgate, nos Estados Unidos, defendeu que o triclosan só é perigoso quando consumido em grandes quantidades e que a pasta passou em testes rigorosos antes de ser comercializada. A marca afirmou ainda que não pondera modificar a fórmula usada no fabrico da pasta dentífrica em questão. Contudo, em 2011, o mesmo químico foi retirado dos sabonetes da Colgate.

Outros casos

A Avon, marca de cosméticos, anunciou em março deste ano que vai eliminar o triclosan da sua linha de produtos.

Em 2012, a Johnson & Johnson comunicou que, até 2015, também eliminará este químico dos seus produtos, entre outros, possivelmente prejudiciais para a saúde.

A União Europeia decidiu, em 2010, eliminar a utilização do triclosan no fabrico de materiais que estejam em contacto com comida.

Colgate: Na boca do mundo há mais de 200 anos

William Colgate criou um negócio de sabonetes e velas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1806. Mais de 50 anos depois, a empresa é registada com o nome Colgate & Company.

A primeira pasta dentífrica da marca começou a ser comercializada num frasco em 1873 e apenas em 1896 é que passa a ser vendida num tubo flexível. Só em 1914 é que a Colgate atravessa as fronteiras norte-americanas, começando naquela data a sua expansão mundial. Já em 1953, a empresa funde-se com a Palmolive - criada em 1864 - e torna-se na Colgate-Palmolive.

A gama de pasta de dentes Colgate Total surge apenas em 1992. Atualmente, segundo o próprio site da marca, a Colgate é a líder mundial no mercado de pastas dentífricas.
Para além deste mercado, a Colgate-Palmolive foca-se também na higiene pessoal (Palmolive), limpeza da roupa e da casa (Ajax, Soflan e Super Pop) e alimentação para animais (Hill’s).

Leia o relatório no site da FDA (em inglês).
 
Infarmed esclarece utilização de triclosam

O Infarmed esclarece, em comunicado de imprensa (que poderá ler no site oficial, com o título "Utilização de produtos com a substância triclosan"), que “uma pasta de dentes, para ser disponibilizada no mercado europeu, poderá apresentar a substância triclosan numa concentração máxima de 0.3%”.

Este valor corresponde, de acordo com a legislação europeia, à concentração máxima de triclosan utilizado como conservante “em pastas dentífricas, sabonetes de mãos, sabonetes corporais/geles de banho, desodorizantes, pós faciais e cremes corretores”.

Fonte: Cm Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).