Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

Refrigerante pode corroer dentes e causar danos ao aparelho digestivo


Poucos são os que não gostam de algum tipo de refrigerante. Mas, apesar do sabor e do apelo da publicidade, os efeitos da bebida vão muito além do prazer propagandeado. A começar pela boca. A exposição constante do dente à acidez de refrigerantes pode causar problemas como lesões de cárie, manchas, gengivite, retração gengival e sensibilidade.
 
Esses mesmos efeitos, no entanto, podem ser intensificados pela má escovação, como aponta o professor Alisson Guedes, da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR). “Não é bom tomar refrigerante ou consumir frutas cítricas e, logo em seguida, escovar os dentes, devido ao teor de acidez. Essa ação, feita repetidas vezes, pode gerar o desgaste. O que a pessoa pode fazer após comer é enxaguar a boca com um bocheco. O recomendável é esperar cerca de trinta a quarenta minutos antes de escovar”, explica.

O tempo informado pelo pesquisador é o necessário para o restabelecimento do pH, ou potencial de hidrogênio, que, quando menor que sete, caracteriza a acidez de uma substância. No caso do refrigerante, essas substâncias são o ácido cítrico e do ácido fosfórico, responsáveis pelo desgaste do esmalte. Uma vez desgastado, o dente fica com aspecto amarelado e vulnerável à ação do açúcar, que serve de alimento para bactérias durante a formação da cárie.

Sobre a ação do refrigerante na gengiva, o pesquisador a compara ao efeito de drogas como a cocaína. “Pessoas que fazem uso dessa droga, muitas vezes a esfregam próxima à gengiva, para aumentar a absorção e, por isso, tanto o dente quanto a gengiva acabam danificados. Com o refrigerante acontece algo parecido. O desgaste nessa região pode causar retração gengival, por exemplo”. A mesma informação tem como base um estudo realizado neste ano na Universidade de Filadélfia, intitulado “Dental erosion due to abuse of illicit drugs and acidic carbonated beverage”, segundo o qual o prejuízo à saúde bucal também poderia ser comparado ao causado pela metanfetamina e pelo crack.

Uma vez no sistema digestivo, a bebida se transforma em uma nova ameaça, isso porque a cafeína, presente em refrigerantes do tipo cola, causa alterações como refluxo e queimação, além de possível dependência. Outro risco é causado pelos gases, que distendem o estômago e aumentam a ânsia de vômito.

Quando dietéticos, há ainda o teor elevado de adoçante, geralmente do tipo ciclamato de sódio, que é um sal em sua composição. “Por isso, as pessoas hipertensas devem entender que o fato de ele ser diet ou zero não evita a existência de sal, que aumenta a pressão”, explica o gastroenterologista e professor do Hospital Oswaldo Cruz Severino Santos.

A presidente do Sindicatos de Nutricionistas de Pernambuco, Clézia Silvério, reforça que, dentro do organismo, o ácido cítrico possui ação bactericida e não causa danos à saúde, embora deva ser evitado por pessoas alérgicas. Já o ácido fosfórico prejudica a calcificação dos ossos, induzindo a osteoporose.

A situação é bastante conhecida pela estudante de química industrial Karina Mendes, 24, que, desde os 15, consumia aproximadamente um litro e meio de refrigerantes por dia, incluindo os do tipo cola. “Tenho refluxo e gastrite e também problemas com o ácido fosfórico. Em momentos de estresse já senti dor e, ao acordar, minha boca ficava seca e amarga”.

A estudante explica que o problema foi agravado em virtude do estresse e do consumo de café. Ainda assim, o tratamento, iniciado neste ano, inclui medicação e evitar o consumo de refrigerantes. Karina, que já ficou quase um ano sem tomar a bebida, admite que não parou definitivamente.

“Não vejo problema em consumir refrigerantes, só acho que não deve ser exagerado. Consumo porque é prático e mais rápido do que pedir um suco quando se está na rua, por exemplo”. Especialistas, no entanto, alertam que o ideal seria substituí-lo por uma bebida mais saudável como sucos naturais, iogurte, água ou leite, sempre que possível. 

Fonte: Ne10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).